Conheça abaixo alguns exemplos de projetos realizados:

 

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A Plano CDE, em parceria com a Omidyar Network, realizou o estudo “Aprendendo com os pais e alunos para melhorar a educação no Brasil”, que mapeou as opiniões e atitudes dos pais e alunos de renda baixa e média no Brasil em relação a:

  • Ofertas escolares;
  • Ofertas educacionais fora da escola;
  • Obstáculos financeiros e físicos ao acesso;
  • Soluções de tecnologia educacional; e
  • Oportunidades para inovação.

Confira aqui os resultados e mais detalhes da pesquisa

 

 

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A Plano CDE e o Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira-FGV conduziram o estudo “Segmentação em Inclusão Financeira no Brasil”, com o apoio do J.P. Morgan Chase Foundation. A pesquisa foi realizada com 1.500 pessoas das classes médias e baixas no Brasil e, a partir de uma segmentação produzida pela metodologia GoM (Grades of Membership), identificou três perfis de comportamento financeiro:

  • Conservadores
  • Planejados
  • Desorganizados

Na fase qualitativa, investigamos a fundo cada um desses perfis e, a partir de Workshops realizados com stakeholders do campo de inclusão financeira no Brasil, foram elaboradas recomendações para cada um dos perfis e para cada tipo de stakeholder.

Confira os resultados da pesquisa | Veja o vídeo da pesquisa

Na pesquisa “Excelência com Equidade”, a Plano CDE analisou os desafios dos anos finais do Ensino Fundamental nas escolas brasileiras.

Confira o relatório final  |  Veja os vídeos da pesquisa

O estudo “O Ensino de Inglês na Educação Pública Brasileira” teve como objetivo entender as principais características do ensino da língua inglesa na Educação Básica da rede pública brasileira. A pesquisa procurou compreender o contexto do ensino de inglês no Brasil, abordando desde políticas públicas até as práticas cotidianas, coletando informações dos diversos atores envolvidos. Realizado pelo instituto de pesquisa Plano CDE exclusivamente para o British Council Brasil, é o maior estudo até hoje produzido sobre o tema.

Confira a pesquisa na íntegra  |  Infográficos

 

CGAP

Na pesquisa “Diários Financeiros”, foi realizado um estudo detalhado sobre os ganhos e os gastos das classes C, D e E. A pesquisa foi feita com 120 famílias de 64 comunidades de centro urbanas em quatro capitais – Salvador, na Bahia, Recife, em Pernambuco, São Paulo e Rio Janeiro. O estudo foi encomendado pelo CGAP (sigla em inglês de Consultative Group to Assist the Poor), organismo internacional baseado no Banco Mundial.

Confira o relatório da pesquisa

 

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Nesta Avaliação de Impacto, foi desenvolvida uma metodologia para avaliação de impacto social de negócios com foco em Educação. Trata-se de um grande “banco de questões” que podem ser reproduzidas e/ou adaptadas para compor questionários de avaliação quantitativa ou servir de subsídio para construção de roteiros de entrevistas, grupos focais ou observações em avaliações qualitativas. O material está disponível para download no site da pesquisa. Além das questões, há indicadores e explicações sobre como avaliar seu impacto.

Confira o site da pesquisa

 

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Na pesquisa “Projeto de Vida”, nos aprofundamos para entender se as escolas públicas brasileiras conseguem preparar os jovens para que sejam capazes de concretizar os seus diferentes projetos de vida.

Confira o site da pesquisa  |  Versão da pesquisa resumida  |  Versão detalhada

A Plano CDE, em parceria com o Instituto Phi, realizou uma pesquisa sobre os impactos de reformar a casa para famílias de baixa renda. A pesquisa estudou os impactos das reformas realizadas em dois bairros da zona sul: Jardim São Luis e Pedreira. Durante o mês de junho de 2016, foram realizadas entrevistas em profundidade e observações etnográficas com as famílias (tanto beneficiárias quanto as que estão na fila de espera do projeto de reformas) e organizações locais ligadas ao projeto.

Confira os resultados da pesquisa